A Floresta do Congo, também conhecida como Selva do Congo, é uma floresta ombrófila tropical húmida que se estende por toda a planície da bacia do rio Congo e pelos seus afluentes na África Central.
A floresta tropical do Congo é a segunda maior floresta tropical do mundo, cobrindo 700.000 quilômetros quadrados (1.800.000 km²) em seis países, e contendo um quarto das florestas tropicais remanescentes no mundo.
Clima: A floresta é cortada pela Linha do Equador, o que lhe confere características de clima tropical, sendo mais úmida na porção costeira do Atlântico e mais seca nas porções continentais.
esse tipo climático da região é propício a uma grande biodiversidade – como na Floresta Amazônica –, com cerca de 10 mil espécies de plantas, mil espécies de aves e 400 espécies de mamíferos. Outra importante peculiaridade das duas florestas é o fato de estarem associadas a um rio de grandes dimensões. No caso da Floresta Africana, há o Rio Congo, o segundo maior do mundo tanto em volume de água quanto em área drenada, ficando atrás do Amazonas nesses dois quesitos. Os principais representantes da flora dessa formação florestal são o cedro vermelho, o mogno, o carvalho, a paineira e palmeiras diversas, além de belas orquídeas e lírios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário